quinta-feira, 26 de junho de 2008

PANORAMA MAPEADO PRAÇA DA LIBERDADE


Foi-nos pedido que mapeássemos o ruído, os marcos referenciais, o uso e o fluxo de uma de quatro praças escolhidas pelos professores da disciplina.

A praça a ser mapeada por mim foi a Praça da Liberdade.

Procurei evidenciar os ruídos do próprio panorama. Evidenciei, por meio de recursos como filtro e brilho/contraste, as falhas onde havia fragmentação de imagem ou onde a imagem encontrava-se pixelada. Além desse tipo de ruído, percebi o ruído sonoro dos carros e, usando o filtro de distorção nos carros, tentei mostrar esse ruído que circula ao redor da praça.

A apropriação pelo usuário é variável. As figuras geométricas remetem ao entretenimento das crianças, os casais com filhos ao redor da fonte foram mapeados com um filtro.

O fluxo na pista de cooper é frequentemente intenso. Coloquei um tapete vermelho para evidenciar um certo jogo social. Ao mesmo tempo em que as pessoas se exercitam, elas se mostram e socializam-se.

Finalmente, os marcos históricos da Praça da Liberdade podem ser as formas geométricas bem definidas ao redor dos canteiros, que realcei com tons de rosa e verde e, ainda, os prédios tombados pelo patrimônio cultural, os quais evidenciei com cores fortes, por meio do recurso de saturação.


Nenhum comentário: